quinta-feira, 27 de maio de 2010

Então, qual é o futuro do Marketing Digital?


Eu gostaria mesmo é que nos fossem reveladas, continuamente, novas tecnologias disponíveis, mas isso não é tão real assim. O que se apresenta mesmo como tendência de futuro é o melhor uso das estratégias de marketing digital que estão em uso hoje. Assim, a primeira dica é: as bases de uma estratégia de marketing digital hoje em dia, que incluem e-mail marketing, pay-per-click, search engine optimization e cada vez mais as mídias sociais, continuarão a ser as estratégias de marketing digital de amanhã. 

A inovação que representa o futuro do marketing digital é principalmente na forma como cada canal será representado, gerenciado e utilizado - se concentrando mais em dar valor e reconhecimento para o usuário final e se esforçando para maximizar sua experiência além de qualquer outra coisa. 
Abaixo cito algumas perspectivas sobre o futuro do marketing digital.
  • Pesquisa é e continuará a atuar como plataforma de lançamento para mais experiências online. A diferença será o start, o acesso e a entrega de resultados de pesquisa. Com acesso à busca cada vez mais variada por plataforma (mobile, web, API e etc), a busca pode tornar-se cada vez mais segmentada e (como o Google tem nos mostrado) irá sempre ser monetizada como pelo AdSense.
  • A voz do consumidor, desde o advento da WEB 2.0 , as redes sociais, blogs e outros facilitadores do diálogo têm sido cada vez mais utilizados e vão continuar a liderar a maneira de se fazer marketing e negócios. Isso não tem nada de novo, mas o reconhecimento de que a infra-estrutura das empresas precisa crescer na internet, precisa ouvir o que seus clientes querem vai além de um imperativo. É essencial que as empresas tenham a capacidade de compreender a a importância e a necessidade de se relacionarem com seus clientes e assim, receberem feedbacks para rapidamente monitorarem e reagirem em conformidade com as situações que se apresentam.
  • A mídia social continuará a proliferar e tornam-se cada vez mais sinônimo de web como um todo. Já estamos habituados a usufruir do nosso local favorito (Twitter, Orkut,...) nas redes sociais como parte de nossa rotina diária, mas com inovações como Google Wave fica mais fácil a criação de aplicativos móveis e de pesquisas orientadas para essas plataformas sociais. O que se espera é que cada vez mais as empresas irão gerar componentes de interação para os seus consumidores, mas cada vez mais buscando atingir em cheio as suas expectativas individuais.
  • O e-mail marketing, de forma significativa, continuará a ser o alicerce para Marketing Digital. Um exemplo disso: Numa recente apresentação Mark Kelleher - Chefe de Tecnologia de Marketing e Operações da BBC ressaltou que o uso constante e contínuo da BBC de e-mail marketing como um de seus métodos de interação primária, envia 110 boletins diferentes, que totalizam 30 milhões de e-mails-marketing enviados por mês. São entregues em tempo útil, sendo todos relevantes e altamente personalizados, graças a técnicas avançadas de CRM. Parece que esta base como uma tática não mostra sinais de diminuir em um futuro breve.
  • Os serviços web que usamos hoje atrás de um monitor serão amanhã integrados a mais dispositivos e canais. Integração e convergência, bem como o acesso multi-plataformas é a lógica da progressão da web, e os comerciantes/empresários vão precisar diversificar as suas mensagens e tecnologias para alcançar o número máximo de usuários de forma eficaz.
  • Por fim, vislumbra-se a evolução do Geomarketing Digital, que irá muito além de permitir que uma empresa conheça melhor o seu Mercado. Muito mais que a análise de informação de Marketing sob a forma de mapas e que tem como principal vantagem um aumento substancial de eficácia na tomada de decisões, o Geomarketing Digital irá muito além, atingindo um nível de segmentação de grupos de consumidores e até de pessoas individualmente que residem e/ou trabalham em uma cidade, bairro ou mesmo rua. Será possível identificar as características de cada pessoa e possibilitar um nível de segmentação nas relações empresa/consumidor jamais visto. O Geomarketing Digital será a nova "galinha dos ovos de ouro".

Por Renato Serra

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Evento em Porto Alegre! "A Revolução das Mídias Sociais e a influência no cotidiano"

Evento imperdível para que reside na Grande Porto Alegre (RS)!
Palestra :A Revolução das Mídias Sociais e a influência no cotidiano

No próximo dia 27/05 (quinta-feira), o especialista em marketing digital André Telles estará na UFRGS -Universidade Federal do RS em Porto Alegre para realizar uma palestra sobre o tema de seu próximo livro: "Revolução das Mídias Sociais". O publicitário que é pioneiro na pesquisa e atuação com marketing digital no Brasil, escreveu em 2005 Orkut.com, primeiro livro a tratar de Redes Sociais sob a ótica do marketing e em 2008, escreveu "Geração Digital" que aborda e apresenta estratégias do recente marketing digital.
O assunto tem despertado interesse crescente já que dados do Ibope revelaram que o Brasil é o primeiro em acessos a redes sociais. A partir dos computadores de casa ou do trabalho, 85,6% dos internautas brasileiros teve acesso a alguma rede social no mês de março. Em média, o brasileiro ficou cinco horas e três minutos conectado às redes sociais. Muitas pesquisas e as influências deste novo comportamento no cotidiano da população podem ser conferidas na palestra que é gratuita, mas tem vagas limitadas.
Serviço:
Local: Auditório da FABICO – Av. Ramiro Barcelos 2705
Horário: 18h30 às 20h30
Data: 27/05/2010
Inscrições pelo site: inscricoes@ocappuccino.com
Mais informações: (51)9175-2965.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Mercado de Marketing Digital Está Te Esperando. Faça algo Já!

Tento me recordar da época em que estava fazendo a faculdade de publicidade e das possíveis angústias que nós, estudantes, tínhamos com relação ao conteúdo do curso e também das perspectivas e dificuldades das nossas entradas no mercado de trabalho naquele tempo, remotos 1983.

Todos nós questionávamos se o conteúdo do curso era suficientemente bom para nos dar condições de colocar o diploma debaixo do braço e ir procurar emprego em agências de publicidade. Evidente que não foi e, pior ainda, a maioria das pessoas com quem me formei acabaram indo fazer carreira em áreas bem distintas do marketing.

Se naquela época tudo isso nos causava ansiedade e angústia, fico imaginando hoje, qual não é o desafio para professores e alunos dos atuais cursos de Comunicação, Marketing e Publicidade, pois com o surgimento da WEB 2.0 e a consolidação das webs mídias e as Redes Sociais, tudo se transformou e, o que é “pior”, tudo se transforma a cada dia. É impressionante a capacidade de se gerar todos os dias alguma novidade na web que irá influenciar diretamente na comunicação, no marketing e no relacionamento entre pessoas e pessoas e entre as empresas e os seus públicos.

Quando me formei as mídias existentes não possibilitavam a interação com os consumidores. Era uma conversa de mão única. Hoje, insistir apenas nesse tipo de mídia é um grande erro. O consumidor quer participar, interagir, opinar, reclamar e obter uma resposta. E aí, fico me questionando como faculdades e os cursos de publicidade hoje existentes estão fazendo para adequar as suas grades de conteúdos dos cursos para essa nova e dinâmica realidade das webs mídias? Como alavancar este processo de brusca mudança se dentro do próprio meio acadêmico existem poucos profissionais capacitados para repassar esses novos conhecimentos? O que percebo hoje é que boa parte do conhecimento sobre essas mídias digitais e também sobre a correta utilização das redes sociais, está na mão de pessoas que foram mexendo aqui, mexendo ali, varando dias e noites em estudos sobre essas novas mídias e com muito esforço foram se especializando e gerando conteúdo relevante sobre o tema, após testar idéias e verificar resultados através de métricas e monitoramentos que a própria WEB 2.0 nos permite.

Temos então um mercado de trabalho na área publicitária sedento por profissionais com conhecimentos acadêmicos em mídias digitais, mas eles ainda não estão saindo do “forno”. Este processo de qualificação acadêmica em sintonia com a dinâmica necessidade do mercado em trabalhar mídias de relacionamento, segmentação e de conteúdos de relevância, ainda está sendo processado.

Por isso a existência de uma grande carência de profissionais habilitados para trabalhar na área digital e aí surge a grande oportunidade para aqueles que já estão no mercado e que queiram agora se adequar à nova realidade. Os publicitários e profissionais de marketing que derem agora um start de aprendizado nas suas carreiras em conteúdos e ensinamentos relativos as webs mídias, redes sociais e métricas da WEB 2.0, estarão também abrindo uma infinidade de novas oportunidades profissionais.

Não espere a sua faculdade se atualizar, especialize-se você mesmo! Estude, participe de seminários e palestras sobre mídias digitais. Esteja presente e atuante em algumas redes sociais. Interaja, troque informações e conhecimentos. Invista nisso, pois o mercado está precisando muito de profissionais capacitados nessa área.

Angústia, ansiedade e incertezas quanto ao nosso futuro profissional se combate com muito estudo e a busca contínua da nossa melhor qualificação.


Por Renato Serra

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PESQUISAS ELEITORIAS 2010 - Entrevista de Marcos Coimbra, do Vox Populi ao Jornal da Banda

Um painel sobre o momento do atual processo eleitoral falando sobre projeções, a Copa do Mundo inserida no início do processo, a identificação de quem é o candiadato(a) do Lula e o peso das comparações entre os governos FHC e Lula durante a campanha, são alguns dos temas abordados nesta entrevista gravada em 29/04/2010.

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