quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ouvindo Através das Mídias Sociais.

Um dos principais benefícios de todas as conversas que estão acontecendo online é o insight gerado como resultado. As empresas podem "escutar" o que os clientes, prospects, analistas e outros estão dizendo sobre seus produtos ou serviços, seus concorrentes, tendências e muito mais. O desafio é descobrir o que se deve acompanhar e quem na empresa será responsável por essa atividade.

De acordo com o relatório da Forrester Research "Tendências de 2010: Ouça as Plataformas" a única constante é a variedade. Os executivos entrevistado s monitoram diversas variáveis, incluindo os seus concorrentes, a indústria e seus produtos. Cerca de 40% dos inquiridos acompanharam um número inferior a 25 tópicos, enquanto cerca de um quinto acompanhou mais de 200. O desafio, segundo o relatório, é que as grandes empresas precisam de recursos significativos para controlar o volume de dados relevantes para eles, o que pode realmente fazer com que optem por controlar menos tópicos, enquanto as pequenas empresas podem ampliar a abrangência dos temas que desejam acompanhar, tendo em vista que o volume total é realmente menor.

O responsável pelo o controle dessas interações sociais varia de caso a caso. Quase 40% daqueles que acompanham e escutam as plataformas estão na área de marketing, um quarto está na equipe de pesquisa de mercado, quase 20% trabalham em comunicação corporativa e relações públicas, e 10% fazem parte da equipe de análise de marketing e análise de clientes. Não surpreendentemente, há um alinhamento com as demais funções da equipe que fará o monitoramento. Por exemplo, a equipe de relações públicas observará eventuais crises, enquanto a de pesquisa de mercado acompanhará os insights dos clientes.

Felizmente, escutar essas mídias se traduz em informações úteis. As empresas utilizam o insight recolhido do acompanhamento das plataformas para vários objetivos. As quatro principais são: monitoramento do concorrente, monitoramento da marca, pesquisa de mercado e identificação de crises. A mensuração de marketing e monitoramento do influenciador estão empatados em quinto lugar.

Estratégias para escutar as mídias sociais estão determinadas a evoluirem à medida que as organizações desenvolvam suas próprias mídias sociais e seus objetivos ao escutá-las. De fato, 52% dos entrevistados acompanham e escutam suas plataformas há menos de um ano. Além disso, de acordo com o relatório, a maioria das estratégias de monitoramento são reativas, atualmente, poucas empresas estão ouvindo as mídias sociais para gerar as decisões de negócio ou marketing. Aí está onde reside a verdadeira oportunidade.

Por Ginger Conlon, diretora editorial do 1 to1 Media

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Uma Revolução "Arrasa Quarteirão".

É incrível que ainda existam pessoas e empresas que acreditam que as mídias sociais são apenas um modismo, uma mania!
Os números, avassaladores (veja o vídeo deste post), são a clara tradução que as mídias sociais compõe um quadro revolucinário na forma de nos comunicarmos e interagimos.
A cauda é longa, mas a apatia retarda e é burra! Tá esperando o quê?
Aprecie, sem moderação!