Dar e receber feedback é uma parte fundamental da
experiência das pessoas nas redes sociais. Os Likes, num aspecto geral, servem
como ferramentas para a manutenção de relacionamentos entre as pessoas
e cumprem o papel de indicadores sociais de aceitação e estima. Além
disso, podem adquirir diferentes significados para pessoas diferentes em cada
contexto. É a opção curtir que garante a construção de vínculos para manter relações virtuais com os amigos e
conhecidos.
Os
comentários, compartilhamentos, ou seja, cada ação dentro dos círculos criados
nas mídias sociais carrega um significado intrínseco específico, mas é o Like,
a interação mais simples, que traz as interpretações mais diversas e a maior
dinamicidade no sentido de feedback. Apesar de ser percebido pela maioria das
pessoas como um capital social de menor valor, o Like reflete a justificativa
para muitas pessoas estarem constantemente ativas no Facebook e nas redes
sociais, que é a busca por aprovação, receber um indicativo de aceitação
constante nos conteúdos e ações.
Por ser uma forma menos esforçada de comunicação do que
comentários ou mensagens, o Like é um sinal social que geralmente vêm para
reduzir incertezas interpessoais, formar impressões e desenvolver afinidade.
Pode ser um sinal de adequação ou aceitação social, pode significar apoio
psicológico e empatia, ou simplesmente sinalizar que um amigo viu uma
publicação.
O
Like tem então uma importância teórica como um bem social. E essa ambiguidade
em torno dos seus significados é importante para compreender as motivações do
compartilhamento de conteúdo e o papel do feedback dos contatos no ecossistema
de mídia social.
Embora
o Like contenha muito menos informação do que um comentário ou uma mensagem
baseada em texto, não deixa de ser uma forma de conteúdo e, portanto, tem valor
de engajamento. Dentro de um contexto particular, o número de curtidas que uma
pessoa recebe pode indicar popularidade ou características de personalidade.
Por exemplo, quanto mais Likes uma atualização de status de uma pessoa receber,
mais extrovertida a pessoa vai parecer frente a um estranho.
O
autor da postagem também sente essa associação direta com a popularidade. Por exemplo, uma pesquisa comportamental
desenvolvida pelo Facebook Research descobriu que os usuários do Facebook se
incomodam com a pressão por postar conteúdos populares entre os amigos, e que
uma parcela dos jovens não hesita em excluir uma publicação ou foto por não ter
interações suficientes. Os
Likes podem ser descritos então como micro-operações, que podem ajudar criar um ambiente onde é decretada uma lei
de atenção recíproca, mesmo exigindo baixo nível de preparação social.
Mas
o quão importante é para as pessoas ter um número suficiente de Likes e por que?
Mais da metade (52,7%) dos
participantes do estudo do Facebook confirmaram que a obtenção de um número
suficiente de curtidas é importante para eles. No entanto, apenas 16% dos
participantes concordaram com a afirmação “Se o meu post não recebe Likes suficientes, isso me faz sentir
mal”. Embora a maioria dos entrevistados não se sente mal sobre não ter Likes
suficientes, em respostas abertas, as descobertas envolvendo as motivações das
pessoas ao apertar o botão curtir foram curiosas.
As respostas incluíram quatro
principais variáveis:
• Contrato social (Somos amigos
e precisamos demonstrar que gostamos das mesmas coisas)
• Atenção (Estou
realmente interessado no que meus amigos têm a dizer e em como se sentem em
relação às coisas)
• Apoio (Quero
parecer atencioso ou simplesmente ser solidário)
• Empatia (Me identifico
ou me relaciono de alguma forma com o que foi publicado).
O que importa mais – O número de curtidas ou de quem
vieram esses likes?
Os participantes se mostraram mais
preocupados em receber Likes de pessoas específicas, ao invés de uma
determinada quantidade. De acordo com a pesquisa, 42,5% dos
participantes disseram que se importam mais com quem são as pessoas que dão
Like em suas postagens do que com o número de curtidas recebidas, enquanto
apenas 10,5 % disseram que o número era mais importante. Além disso, 58,1 % concordaram com a afirmação
que “Há certas pessoas de quem eu desejo receber Likes, mais que de outras”
O Like é a ação online mais onipresente no mundo. O
simples ato de comunicação, independente do conteúdo, já é capaz de passar uma mensagem simbólica que envolve o tempo
e esforço que um amigo está disposto a de dedicar ao outro, às opiniões e mensagens
alheias. O valor do Like como interação está ligado ao seu simbolismo como
indicador de aprovação, empatia e aos significados ocultos que o botão curtir
carrega.
Fonte: Facebook Research