quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Um Exemplo de Parceria Social Por Meio do Twitter



Atualmente, temas que envolvem ações de caráter social no mundo corporativo vêm ganhando espaço nas discussões que permeiam a sociedade brasileira. Percebe-se que as empresas estão se envolvendo em questões que extrapolam a função básica de gerar lucros e de satisfazer consumidores por meio da oferta de produtos e serviços.


Além de se envolverem cada vez mais nas questões sociais as empresas também estão recorrendo as redes sociais da internet para também desenvolverem estratégias e campanhas filantrópicas. Tudo visando influenciar a construção e a valorização da imagem institucional ou da imagem de marca, a partir da postura socialmente responsável.


Evidente que toda esta movimentação das empresas em busca de parcerias com ONGs e instituições sociais/filantrópicas é muito bem-vinda e, espera-se, seja um caminho sem volta e que cada vez mais beneficiem pessoas necessitadas e o meio ambiente.


Uma parceria recente e que por sua importância e caráter inovador, merece um registro, é a firmada pela Sack’s Perfumaria (maior loja virtual de perfumes e cosméticos da America Latina) e o Instituto Criar, que estimula a criatividade de jovens e os prepara para atuarem nos segmentos da TV, Cinema e Novas Mídias.


Trata-se da utilização do Twitter, onde para cada novo seguidor da @SacksPerfumaria na rede social, R$ 0,25 centavos serão repassados ao Instituto Criar.


Não vamos nem discutir o valor final que a campanha (que termina em 31/12/2010) irá apurar. O que é importante frisar é a idéia, a iniciativa. Uma relação “ganha-ganha” onde a empresa engrandece a sua imagem institucional, valoriza a sua marca junto ao consumidor, incentivando o aumento do seu numero de seguidores e consequentemente de possibilidades de negócios/vendas. Já o Instituto Criar, além de receber uma nova provisão de recursos, também é beneficiado no aumento da visibilidade do seu trabalho através da ampla divulgação da parceria por diversas mídias, o que também pode contribuir para uma maior sensibilização de efetivação de novas parcerias com outras empresas e até mesmo pessoas interessadas em ajudar.


No embalo da inovação da campanha a L'Oréal reverterá parte do valor arrecadado com a venda (no site da Sack’s) do perfume Hypnôse Senses, lançamento mundial da Lancôme, para o Instituto Criar.


Vida longa para o envolvimento social de empresas e também para a utilização de redes sociais para o fomento de campanhas e parcerias em favor do sócio-ambiental.





Por Renato Serra


Um comentário:

Sonia disse...

Renato,
Não sou tuitteira, mas reconheço que o twitter não só é a rede social da hora como também é rápido e eficiente dentro de cada proposta. As notícias, programas, idéias têm uma disseminação veloz e poderosa. As palavras "voam" de um lado para o outro. Sucesso pra vc como captador de recursos tanto aqui no seu blog quanto twittando. Estou linkando seu blog ao meu. Bjs