sexta-feira, 22 de julho de 2011

9 Dicas Para Usar o Facebook de Maneira Eficiente

Aconteceu nesta quinta-feira o seminário virtualFacebook para jornalistas”, realizado pela Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI, em espanhol) e guiado pela jornalista peruana Esther Vargas

Durante o seminário, a jornalista destacou a importância de experimentar novas técnicas dentro do Facebook e acompanhar o resultado de cada uma delas através das ferramentas de estatística.
 
Esther comentou também sobre a frequência das mensagens na rede, que deve ser avaliada de acordo com o perfil da empresa ou do meio de comunicação. Segundo ela, não há uma regra para a quantidade de mensagens a serem divulgadas, porém é importante não exagerar.
 
“Estar atento a tudo o que acontece no mundo e apostar em coisas simples, como fotos de um arco-íris no centro da cidade em plena segunda-feira podem chamar a atenção dos leitores”, destaca a jornalista.
 
Ao ser questionada sobre a chegada do Google +, Esther destacou que a nova rede social vêm com o propósito de agrupar a informação e compartilhar conteúdo com seus diferentes círculos de amigos, não afetando diretamente a audiência do Facebook.

Ester nos ofereceu 9 dicas para usar o Facebook de maneira eficiente. Veja:

  1. Opiniões pessoais são essenciais na hora de divulgar uma notícia ou qualquer outro tipo de conteúdo
  2. Perguntas geram interação (É importante saber o que pensa a audiência)
  3. Posts com imagens recebem muito mais “Curtir” do que textos sem ilustração
  4. Freqüência das mensagens na rede devem ser definidas de acordo com o perfil da audiência de cada empresa ou meio de comunicação
  5. É importante estar atento aos horários de pico e não deixar de postar conteúdo nestes intervalos
  6. Educação, política e “por trás das câmeras” são os temais que mais geram comentários
  7. É importante criar uma página de boas-vindas para as empresas que possuem uma fan page no Facebook
  8. Não esqueça de acessar sempre a página do Facebook Analytics para saber quais são os países, gêneros e idades das pessoas que acessam as fan pages.
  9. Explore aos máximos os plugins e aplicativos adicionais disponíveis no Facebook.  
Fonte: Bruno Oliveira - Universia Brasil

Um comentário:

Levantando Poeira - Formigao SFA disse...

Acho que há um engano quanto a só se pensar em termos comerciais no FB, muitas das pessoas que aqui frequentam são pessoas físicas e desfrutam de carinho passado por pessoas simples e sinceras.