quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Caminho da WEB 3.0


Assim como qualquer outra tecnologia, a Web está evoluindo, e rápido. Devido à ausência de padrões, parece haver certo com relação à sua evolução e versões, mas os estágios de evolução mais aceitos são os seguintes:  
  • Web 1.0
  • Web 2.0
  • Web 3.0 (Também conhecida como Web semântica)

Então, quais as diferenças entre estas versões?

Web 1.0: A Internet antes de 1999, chamada por experts de "A era do Read-Only". O papel do usuário comum era limitado a somente ler as informações apresentadas a ele. Os melhores exemplos disso são milhões de websites estáticos que surgiram durante a explosão do “.com”. Não havia comunicação ativa ou fluxo de informações do consumidor da informação para o produtor da informação.

Web 2.0: A falta da interação do usuário comum com a web levou à criação da Web 2.0. O ano 1999 marcou o começo de uma era de "Read-Write-Publish" com contribuições notáveis de LiveJournal (Lançado em Abril de 1999) e Blogger (Lançado em Agosto de 1999). Agora, até um usuário não técnico poderia interagir e contribuir com a web usando diferentes plataformas de Blog. Essa era deu poder ao usuário comum com alguns novos conceitos: Blog, Mídia Social e Streaming de vídeos. Publicar seu conteúdo está só a alguns cliques de distância. Alguns desenvolvimentos importantes da Web 2.0 são Twitter, YouTube, eZineArticles, Flickr e Facebook.

Web 3.0: Parece que temos tudo o que havíamos desejado na Web 2.0, mas ela está muito atrás quando se trata de inteligência. Talvez uma criança com 6 anos de idade tenha capacidades analíticas melhores do que os atuais sistemas de busca! Buscas por palavras-chave da Web 2.0 resultam em um excesso de informação. Os seguintes atributos serão parte da Web 3.0:
   
  • Busca contextual    
  • Busca personalizada
  • Evolução da Web 3D
  • Resolução dedutiva

Embora a Web ainda esteja longe de poder ser chamada de "inteligente", os esforços para atingir este fim já começaram. Algumas semanas atrás, o blog oficial do Google mencionou como o algoritmo de buscas está ficando inteligente já que consegue identificar muitos sinônimos.

Como exemplos, figuras e fotos agora são tratadas com sentido similar. De agora em diante sua busca por "pedaço GM" não o levará para a página da General Motors. Por quê? Porque GM pode significar General Motors ou Geneticamente Modificado. Não, pelo contexto, ou seja, pela palavra "pedaço", ele deduzirá que o usuário quer informações sobre pedaços geneticamente modificados e não General Motors. Simultaneamente, ao buscar "carro GM” não será mostrados resultados de pedaços geneticamente modificados. Além disso, há muitos sites construídos em Web 3.0 que personalizam sua busca. A Web está de fato ficando inteligente.

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