quarta-feira, 26 de março de 2014

O Marketing de Reputação é vital para o sucesso das empresas

Gostem ou não, as empresas estão operando os seus negócios em um ambiente que, na verdade, incentiva os consumidores a postarem suas opiniões e reclamações em fóruns e redes sociais. O sucesso ou o fracasso da empresa, em grande parte, se baseia no efeito que a sua atual reputação online tem sobre aqueles que querem usar o seu produto ou serviço, pois eles querem saber qual é a reputação da empresa para que isso garanta que eles estão fazendo uma decisão de compra inteligente.

Um estudo da Nielsen, feito em 2012, pesquisou  mais de 28.000 usuários de internet em 56 e os resultados foram contundentes: 70% dos consumidores confiam em opiniões que leem online. Mas o mais importante foi o fato de que um 72% dos entrevistados afirmaram que uma crítica negativa poderia colocá-los contra uma empresa com a qual já até haviam feito negócios antes. Isso significa que se um cliente lê comentários negativos postados online contra uma empresa,  ela tem uma boa chance de ficar sem as compras futuras desse cliente.

O estudo da Nielsen revela a força do que podemos chamar de “prova social”. Simplificando, a prova social é o processo em que os clientes potenciais contam com as ações de avaliações de outros clientes para determinar se irão ou não fazer negócios com uma empresa. Para eles os comentários postados por outras pessoas sobre a empresa, tem um grande valor, servem como "provas", pois são informações de quem já experimentou a qualidade dos produtos que a empresa comercializa ou dos serviços que se propões a oferecer.

Se uma empresa recebe muitos elogios online, então ela tem uma grande chance de fazer bons negócios. Ao contrário, se um número grande de comentários que estão sendo escritos sobre a empresa é negativo, a sua questionável reputação colocará em cheque a expansão dos seus negócios e até mesmo a sobrevida da empresa. Simples assim.

Então, não se engane sobre isso. A reputação da marca desempenha o papel de protagonista em suas perspectivas, levando os consumidores a decidirem fazer negócios ou não com a empresa. Esta constatação é a base para a o Marketing de Reputação. 

Mas qual será a uma boa definição para Marketing de Reputação?
Uma das melhores descrições para o Marketing de Reputação, feita por Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, diz que ele tem como finalidade maximizar o valor da empresa e da marca. Ele é orientado à construção e perpetuação positiva de sua imagem e credibilidade no tempo. Ou seja, está mais conectado ao longo prazo e envolve práticas como comunicação corporativa, atividades de branding e experiência multicanal, relacionamento com stakeholders, patrocínios cultural e esportivo, marketing de causas sociais, protagonismo em comunidades e redes sociais, inovações e novas tecnologias diferenciais, dentre outras. As ações do Marketing de Reputação devem ser integradas – conforme a estratégia corporativa – e ligadas ao Marketing de Resultados, que tem atividades de cunhos mais transacionais, de suporte a vendas, de curto prazo. Entre os exemplos estão: lançamento de novos produtos e serviços, promoções, marketing online, merchandising, ações de vendas e marketing direto e ações de fidelização.

Que impacto terão as vendas em um mau processo de gestão da reputação online?
Um bom nome é algo terrível de se perder. Infelizmente, isso pode acontecer muito facilmente e quando acontece, suas vendas, com certeza, irão sofrer.

Alguns estudos atuais apontam que um percentual muito grande (cerca de 80%) de consumidores consultam sites de avaliação online, como o “Reclame Aqui”, antes de se decidirem sobre com qual empresa irão fazer negócio.


Há também o “sistema de estrelas” para medir as reputações de produtos e empresas. Quem já visitou o Buscapé, facilmente consegue identificar a reputação online das empresas que praticam e-commerce. O nível de satisfação dado pelos consumidores varia de 01 até 05 estrelas. Quanto mais estrelas, maior a reputação das lojas e/ou dos produtos. Outros sites seguem esse padrão e essas estrelas realmente são importantes. Estudos mostram que o ganho ou a perda de apenas uma estrela irá resultar em um aumento de 5% a 9% no acréscimo ou na diminuição das receitas. São importantes impactos relacionados a reputação.

Onde exatamente a sua empresa está sendo avaliada?
Como disse, existem sites com o único propósito de fornecer opiniões on-line e que cada vez mais influenciam as decisões de compra das pessoas. A empresa precisa manter um olhar atento para comentários que vão sendo postados sobre ela em sites como o “Reclame Aqui”, mas sem jamais se descuidar do monitoramento de comentários também no Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube e os Buscapés da vida, entre outros.

O que estão dizendo da empresa nas suas costas?
Qualquer empresário tem de enfrentar a verdade: as pessoas estão falando. Bem ou mal, estão falando de empresas e produtos. Para descobrir o que eles estão dizendo, a empresa tem que monitorar, no mínimo, os principais sites de qualificações online e redes sociais, um por um. É crucial que isso seja bem feito e de forma continuada e profissional, porque se a empresa não sabe que está com uma má impressão, ela não será capaz de tomar todas as medidas para corrigir a situação.

É isso mesmo: Não é suficiente simplesmente saber o que os seus clientes potenciais estão dizendo. A empresa tem que fazer algo sobre isso, e não basta ser apenas uma vez. Esses sites de qualificação e as redes sociais são atualizados constantemente e requerem monitoramento contínuo. Muitos empresários têm dificuldade em encontrar tempo para fazer isso. 

Seja proativo no seu Marketing de Reputação!
Embora a maneira como uma empresa trata seus clientes, os preços de seus produtos ou serviços sejam fatores importantes na construção de uma boa reputação, tudo são aspectos de parte da história. Nesta era online, um negócio que quer prosperar e sobreviver deve tomar medidas proativas para proteger seu bom nome através de uma gestão positiva de reputação online.

Por isso é vital lidar com os comentários negativos em tempo hábil. As pessoas se lembram muito mais dos comentários negativos do que dos positivos. Existe uma máxima que diz: “Para cada dez comentários positivos, basta um negativo para derrubar uma reputação!”.


Gestão do Marketing de Reputação é primordial! A reputação da marca é tudo. O negócio depende disso e é a coisa mais importante que as empresas devem fazer.

Por Renato Serra

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