quarta-feira, 11 de maio de 2011

Crowdsourcing e o “Marketing Simbiótico” entre os Grandes e os Pequenos


Um número crescente de empresas pelo mundo e principalmente dos EUA dependem hoje da criatividade e engenhosidade de amadores mal pagos ou mesmo não remunerados, para reduzirem seus custos com publicidade, geração de conteúdo, pesquisa e desenvolvimento.
 
Isto é "crowdsourcing", um fenômeno mais acessível e menos complexo e que se espalha através da revolução tecnologica que vivemos e a web 2.0. As empresas estão se aproveitando de uma massa global, que é mais inteligente, mais produtiva e mais antenada para compartilhar suas necessidades e também gerar relacionamentos e parcerias produtivas com as pessoas. 

O papel das redes sociais
Sob este regime, a empresa transfere uma função que antes era da competência de seus empregados ou terceirizados para uma ampla rede de pessoas anônimas que não se conhecem e que foram contatadas, na maioria das vezes, através da Internet e suas redes sociais.

Todo os tipos de pessoas são encontradas nas redes sociais e assim, por exemplo, “freelancers de garagem”, cientistas, arte finalistas, videomakers e tantos outros profissionais de diversas áreas que têm tempo livre para a concepção de novos produtos, podem criar novos conteúdos ou mesmo apresentar a solução de problemas propostos pelas empresas.

As oportunidades de negócios
Um dos centros de 'crowdsourcing' mais conhecido no mundo científico é InnoCentive.com, que publica os "desafios" de grandes empresas à procura de soluções, incluindo seu fundador, Eli Lilly, da gigante Procter & Gamble. 

Para a solução do problema, geralmente na área de pesquisa e desenvolvimento, a empresa oferece um prêmio de entre 5.000 a 100.000 dólares. Procter & Gamble também trabalha com empresas que oferecem serviços similares, como  YourEncore e Yet2

Outra fonte de 'crowdsourcing' é iStockphoto.com, um arquivo fotográfico composto por cerca de 890 mil imagens de baixo custo, feito com a colaboração de milhares de fotógrafos amadores. Para muitos, outro grande exemplo de "crowdsourcing" é o Wikipedia, embora neste caso as colaborações sejam voluntárias. 

As grandes também se envolvem
A mídia não está alheia a esta tendência, especialmente a publicidade televisiva, que alimenta o teor das propostas do público e os potenciais utilizadores. Empresas como a Sony, Master Card, Converse e Chevrolet já usaram propagandas feitas por seus usuários nas TVs e também na web.

Enquanto o "crowdsourcing" reduz os custos de geração de conteúdo e resolução de problemas, ele pode gerar um aumento de custo por conta da necessidade de se filtrar as opções disponíveis.

As empresas devem não só filtrar as propostas boas das ruins, mas devem saber escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades e estratégias. O desafio é encontrar as pessoas mais inteligentes, criativas e capazes e trabalhar com elas, encontrando não só soluções mais baratas para mídias, mas gerando mais buzz, aumento o branding e dos relacionamentos com as pessoas interessadas nas marcas.

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