quinta-feira, 27 de maio de 2010

Então, qual é o futuro do Marketing Digital?


Eu gostaria mesmo é que nos fossem reveladas, continuamente, novas tecnologias disponíveis, mas isso não é tão real assim. O que se apresenta mesmo como tendência de futuro é o melhor uso das estratégias de marketing digital que estão em uso hoje. Assim, a primeira dica é: as bases de uma estratégia de marketing digital hoje em dia, que incluem e-mail marketing, pay-per-click, search engine optimization e cada vez mais as mídias sociais, continuarão a ser as estratégias de marketing digital de amanhã. 

A inovação que representa o futuro do marketing digital é principalmente na forma como cada canal será representado, gerenciado e utilizado - se concentrando mais em dar valor e reconhecimento para o usuário final e se esforçando para maximizar sua experiência além de qualquer outra coisa. 
Abaixo cito algumas perspectivas sobre o futuro do marketing digital.
  • Pesquisa é e continuará a atuar como plataforma de lançamento para mais experiências online. A diferença será o start, o acesso e a entrega de resultados de pesquisa. Com acesso à busca cada vez mais variada por plataforma (mobile, web, API e etc), a busca pode tornar-se cada vez mais segmentada e (como o Google tem nos mostrado) irá sempre ser monetizada como pelo AdSense.
  • A voz do consumidor, desde o advento da WEB 2.0 , as redes sociais, blogs e outros facilitadores do diálogo têm sido cada vez mais utilizados e vão continuar a liderar a maneira de se fazer marketing e negócios. Isso não tem nada de novo, mas o reconhecimento de que a infra-estrutura das empresas precisa crescer na internet, precisa ouvir o que seus clientes querem vai além de um imperativo. É essencial que as empresas tenham a capacidade de compreender a a importância e a necessidade de se relacionarem com seus clientes e assim, receberem feedbacks para rapidamente monitorarem e reagirem em conformidade com as situações que se apresentam.
  • A mídia social continuará a proliferar e tornam-se cada vez mais sinônimo de web como um todo. Já estamos habituados a usufruir do nosso local favorito (Twitter, Orkut,...) nas redes sociais como parte de nossa rotina diária, mas com inovações como Google Wave fica mais fácil a criação de aplicativos móveis e de pesquisas orientadas para essas plataformas sociais. O que se espera é que cada vez mais as empresas irão gerar componentes de interação para os seus consumidores, mas cada vez mais buscando atingir em cheio as suas expectativas individuais.
  • O e-mail marketing, de forma significativa, continuará a ser o alicerce para Marketing Digital. Um exemplo disso: Numa recente apresentação Mark Kelleher - Chefe de Tecnologia de Marketing e Operações da BBC ressaltou que o uso constante e contínuo da BBC de e-mail marketing como um de seus métodos de interação primária, envia 110 boletins diferentes, que totalizam 30 milhões de e-mails-marketing enviados por mês. São entregues em tempo útil, sendo todos relevantes e altamente personalizados, graças a técnicas avançadas de CRM. Parece que esta base como uma tática não mostra sinais de diminuir em um futuro breve.
  • Os serviços web que usamos hoje atrás de um monitor serão amanhã integrados a mais dispositivos e canais. Integração e convergência, bem como o acesso multi-plataformas é a lógica da progressão da web, e os comerciantes/empresários vão precisar diversificar as suas mensagens e tecnologias para alcançar o número máximo de usuários de forma eficaz.
  • Por fim, vislumbra-se a evolução do Geomarketing Digital, que irá muito além de permitir que uma empresa conheça melhor o seu Mercado. Muito mais que a análise de informação de Marketing sob a forma de mapas e que tem como principal vantagem um aumento substancial de eficácia na tomada de decisões, o Geomarketing Digital irá muito além, atingindo um nível de segmentação de grupos de consumidores e até de pessoas individualmente que residem e/ou trabalham em uma cidade, bairro ou mesmo rua. Será possível identificar as características de cada pessoa e possibilitar um nível de segmentação nas relações empresa/consumidor jamais visto. O Geomarketing Digital será a nova "galinha dos ovos de ouro".

Por Renato Serra

Um comentário:

Jorge Lima disse...

Bacana Renato esse post, continue escrevendo sobre esse assunto, pois é muito importante principalmente nesses tempos em que ações de marketing ajudarão processos eleitorais,