quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Hora da Verdade para Eleições 2.0 no Brasil

Estamos a uma semana do início das campanhas eleitorais, em todos os níveis, e é claro que eu tenho a expectativa de que uma ou outra campanha possa nos surpreender com alguma boa novidade na WEB 2.0 e nas redes sociais, mas por enquanto, eu não captei nenhum sinal mais claro de que isso possa acontecer.
 
A pré-campanha que está mais direcionada para as mídias sociais, parece, é a da Marina Silva. Têm conseguido mobilizar mais as pessoas ao redor da candidata e é para isso que funcionam as redes sociais. Interagir, informar, receber feed-backs e lá na ponta, formar um "exército" ativo de simpatizantes, apoiadores e eleitores.
 
Vamos ver o que irá acontecer a partir de agora. 

Infelizmente, como de costume, é previsível a ocorrência de "baixarias" tanto off-line como on-line e aqui, nesse ambiente interativo, será um grande, um ENORME erro de estratégia colocar em prática velhas e desgastadas fórmulas de se fazer política sem a apresentação de conteúdos, projetos e cheias de blá blá blá que não acrescentam nada.
 
Estou curioso para voltar aqui em outubro para fazermos um balanço do que aconteceu, dos cases apresentados ou não por este Brasil afora.
 
Na verdade tudo será experimental nessa primeira grande eleição brasileira com vasta utilização das redes sociais e da WEB 2.0. Não me venham esse papo de "Case Obama"! Nossa realidade é outra e a nossa criatividade também.
 
Ficarei ligado no que vier a acontecer.
 

Um comentário:

Juliana Menezes disse...

Marina Silva está usando muito bem as mídias sociais para ganhar visibilidade e compensar o pouco espaço na mídia de massa - TV e rádio.

Infelizmente, alguns políticos estão usando as Redes Sociais On-line para atacar os adversários, ainda não entenderam que o usuário não quer isso, ele quer espaço, participação e interação. Para esses políticos, um "UNFOLLOW"!