quinta-feira, 20 de março de 2014

Os Profissionais da Gestão de Mídias Sociais

Você já sabe que as mídias sociais devem ser uma realidade na vida de toda empresa que visa atingir um público ainda maior e estabelecer com ele uma relação de confiança, certo? Mas quem são as pessoas por trás de tudo isso? É sobre isso que falaremos aqui hoje. Ter pessoas aptas envolvidas em todas as etapas é que vai fazer com que ações previamente pensadas para a sua empresa funcionem e deem o resultado esperado.
Uma equipe competente, com visão de negócio e com funções muito bem definidas se faz necessária para que a empresa, de fato, seja um caso de sucesso em sua atuação offline ou online. Neste último, especificamente, cada membro deve entender muito bem todos os canais de comunicação, isto é, como cada rede social funciona, para que sejam elaboradas estratégias de marketing eficazes e de acordo com as peculiaridades de cada uma delas. Uma boa gestão é que vai ditar o rumo que a sua empresa irá seguir.
Como toda equipe, a de mídias sociais também deve caminhar junta. O trabalho no online, assim como no offline, nada mais é do que uma parceria, uma soma de esforços que leva a um retorno positivo. Um trabalho depende do outro para que dê certo. Por isso é tão importante ter um grupo comprometido, interligado e com um propósito comum: o êxito da sua empresa nas mídias sociais.
Você sabe quais profissionais a sua empresa não pode abrir mão? A lista abaixo apresenta as áreas vitais e as principais atribuições de quem as assume.

1 – Planejamento

Antes de qualquer outro profissional, tenha um capaz de analisar a concorrência, o público e de entender como a sua empresa deve fazer parte deste cenário. É esta pessoa quem vai indicar como a sua empresa deve entrar na briga pela preferência do público. É ela quem vai indicar qual rumo seguir, quais ações pôr em prática e fazer o negócio acontecer.

2 – Monitoramento e SAC

Tenha ao menos um profissional de olho em tudo o que é dito sobre a sua marca no Facebook, no Twitter, no Instagram e em todos os outros canais online onde ela estiver. É ele quem vai dar o feedback e indicar a comunicação ideal no relacionamento com o público. É bom dizer que o número de profissionais envolvidos neste processo vai depender, é claro, do tamanho da sua empresa e do impacto dela na internet. Tenha também pessoas aptas a responder as interações. E lembre-se: quanto mais imediatas e personalizadas as respostas forem, mais humanizada a sua marca estará. Na geração de crises, principalmente, este profissional não pode ser esquecido.

3 –  Conteúdo

Depois de analisado o cenário e as menções à marca, cabe ao profissional responsável pelo conteúdo levar aos canais de comunicação a proposta da empresa, como ela quer ser vista e, principalmente, mostrar que está aberta a conversas. É o produtor de conteúdo quem efetivamente dá voz à marca nas mídias sociais. É este profissional quem vai mergulhar no universo dela a fim de entender o público, saber o que ele espera ouvir e, na medida do possível, atender às suas necessidades.

4 – Métricas

O analista de métricas, que é aquele responsável por acompanhar os indicadores de performance e o ROI – em bom português, Retorno do Investimento – , também não pode faltar. É ele quem irá dizer como os anúncios da sua empresa contribuem para o sucesso dela, além de apontar, baseado nessas conversões, o que dá certo e o que não funciona.
As discussões sobre a sua empresa já acontecem nas mídias sociais. O público está lá o tempo todo elogiando, criticando e cabe a você decidir se quer ou não participar dessa conversa. Para isso, é preciso estar bem preparado. Esteja cercado de pessoas que saibam lidar com as mais diversas situações, que saibam o que dizer e como fazer isso para gerenciar uma crise ou para vender melhor o seu negócio. Seja para descobrir qual é a melhor abordagem a ser feita, seja para lidar com algum problema, não importa. Para um ou para o outro, a sua empresa precisa estar cercada das pessoas certas e que saibam fazer dessa presença online algo que realmente valha a pena.

Fonte: Tsuru Blog

Nenhum comentário: