quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Santa Ignorância Batman!

Na década de 60, inicio dos anos 70, o seriado do Batman fazia grande sucesso, apesar de ter um estilo trash/cômico era divertido, imperdível. Nele, sempre  que o seu fiel escudeiro, Robin, se deparava com alguma situação nova complicada, exclamava: "Santa isso" ou "Santa aquilo”... Eram vários tipos de "Santas...", porém um sem ficou na minha lembrança: "Santa ignorância Batman!"
Vou lá ao fundo do baú das minhas memórias para fazer um paralelo com algumas situações por mim vividas desde que, a partir de 2003, comecei a trabalhar como captador de recursos para instituições filantrópicas e me deparei com um grande despreparo da maioria dos dirigentes das instituições sociais.
Primeiramente não se consegue convencê-los que para que se tenha uma mobilização de recursos de sucesso é necessário que a instituição promova um trabalho profissional de assessoria de imprensa que promova e dê visibilidade ao nome e as ações realizadas pela instituição. Sem este valioso suporte, a captação de recursos fica “capenga”, pois este trabalho está inserido em um mercado como outro qualquer, onde instituições e ONGs disputam de todas as maneiras o mercado de doadores/parceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
O que a maioria dos dirigentes não conseguem perceber é que as instituições mais organizadas e que já trabalham a sua imagem e divulgam suas notícias e ações sociais, conseguem obter maior sucesso nos seus apoios e parcerias por conta que, tanto pessoas como empresas, se sentem mais tranqüilas e seguras em efetuarem doações para instituições que já conhecem ou obtiveram informações suficientes para serem sensibilizados.
Não adianta efetuarem grandes investimentos em centrais de telemarketing, na contratação de profissionais mais qualificados ou oferecerem até bons salários para captadores de recursos, se não fizerem um efetivo investimento na profissionalização da sua comunicação e na definição de um posicionamento da sua imagem para o mercado.
Já passou da hora de ser bem entendido que ao tratarmos de captação de recursos a postura das instituições filantrópicas/ONGs deve ser de empresas inseridas em um mercado competitivo em que cada detalhe em estratégia de comunicação e marketing pode fazer uma grande diferença entre o sucesso ou o fracasso das ações de captação.
E eu ainda acredito que um dia o Robin vai dizer: “Santa inteligência Batman!”

Por Renato Serra

Um comentário:

Regiane Salomão disse...

Bem oportuno o seu comentário, o 3ª setor se fortalece a cada dia. Aqueles que investem, com certeza ganharão a maior fatia do mercado. Mão de obra qualificada e visibilidade são essenciais para se manter neste mercado super competitivo. Outro problema é a falta de profissionais que conheçam o que é captação de recursos.Por isso é tão importante que cada instituição busque e invista em quem sabe trabalhar nesta area, para que não perca sua "galinha dos ovos de ouro".