sábado, 19 de setembro de 2009

Profissional de MKT? Você Pode Ser "O Cara" na Captação de Recursos



Eu já realizei algumas palestras em faculdades, para alunos de cursos como Comunicação e Publicidade, cujo tema era “Captação de Recursos para Instituições Sociais do Terceiro Setor”. Durante as palestras eu pude observar que a esmagadora maioria dos presentes ficou surpresa ao constatar que captação de recursos e marketing caminham de “mãos dadas”.
Não tinham idéia de que não se faz um bom trabalho de captação se não se utilizar de uma boa assessoria de comunicação para dar uma maior visibilidade para a instituição e que as soluções para a captação devem ser criativas e por isto mesmo tudo acaba no bom e velho marketing.
A partir dessa constatação, comecei a abrir espaço no final das palestras para um breve debate sobre as possibilidades de um profissional de marketing e/ou publicidade na área de captação de recursos.
Não tenho dúvida que para trabalhar nessa área o profissional que tiver uma formação em Comunicação/MKT, terá uma possibilidade maior de êxito. Muitas instituições recorrem a administradores, psicólogos (RH), assistentes sociais ou mesmo contadores para coordenarem suas áreas de captação de recursos, porém, por conta desses profissionais não terem um maior conhecimento de Comunicação/MKT, a dificuldade é maior, pois não existe captação sem marketing.
Tento mostrar aos profissionais de MKT que além das possibilidades de trabalharem em agências ou em empresas, o trabalho realizado na captação de recursos para instituições é uma possibilidade real de carreira, que pode ser bem remunerada e que também tem um “plus”, algo especial, que é saber que o resultado final alcançado pelo seu trabalho irá sempre beneficiar pessoas que precisam das instituições para terem suas necessidades atendidas.
Pense nisso: No Brasil existem milhares de instituições filantrópicas e ONGs que necessitam de um trabalho profissional e competente em captação de recursos e MKT para que possam ter suas situações financeiras estabilizadas. Na outra ponta, não existem muito profissionais capacitados para assumirem as áreas de captação de recursos dessas instituições.
Você, estudante ou já um profissional de comunicação e marketing, pode ser “O Cara” na captação de recursos.
Estou a disposição para quem desejar saber mais sobre o trabalho na área de captação de recursos.



Por Renato Serra


Nenhum comentário: