quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Mercado de Marketing Digital Está Te Esperando. Faça algo Já!

Tento me recordar da época em que estava fazendo a faculdade de publicidade e das possíveis angústias que nós, estudantes, tínhamos com relação ao conteúdo do curso e também das perspectivas e dificuldades das nossas entradas no mercado de trabalho naquele tempo, remotos 1983.

Todos nós questionávamos se o conteúdo do curso era suficientemente bom para nos dar condições de colocar o diploma debaixo do braço e ir procurar emprego em agências de publicidade. Evidente que não foi e, pior ainda, a maioria das pessoas com quem me formei acabaram indo fazer carreira em áreas bem distintas do marketing.

Se naquela época tudo isso nos causava ansiedade e angústia, fico imaginando hoje, qual não é o desafio para professores e alunos dos atuais cursos de Comunicação, Marketing e Publicidade, pois com o surgimento da WEB 2.0 e a consolidação das webs mídias e as Redes Sociais, tudo se transformou e, o que é “pior”, tudo se transforma a cada dia. É impressionante a capacidade de se gerar todos os dias alguma novidade na web que irá influenciar diretamente na comunicação, no marketing e no relacionamento entre pessoas e pessoas e entre as empresas e os seus públicos.

Quando me formei as mídias existentes não possibilitavam a interação com os consumidores. Era uma conversa de mão única. Hoje, insistir apenas nesse tipo de mídia é um grande erro. O consumidor quer participar, interagir, opinar, reclamar e obter uma resposta. E aí, fico me questionando como faculdades e os cursos de publicidade hoje existentes estão fazendo para adequar as suas grades de conteúdos dos cursos para essa nova e dinâmica realidade das webs mídias? Como alavancar este processo de brusca mudança se dentro do próprio meio acadêmico existem poucos profissionais capacitados para repassar esses novos conhecimentos? O que percebo hoje é que boa parte do conhecimento sobre essas mídias digitais e também sobre a correta utilização das redes sociais, está na mão de pessoas que foram mexendo aqui, mexendo ali, varando dias e noites em estudos sobre essas novas mídias e com muito esforço foram se especializando e gerando conteúdo relevante sobre o tema, após testar idéias e verificar resultados através de métricas e monitoramentos que a própria WEB 2.0 nos permite.

Temos então um mercado de trabalho na área publicitária sedento por profissionais com conhecimentos acadêmicos em mídias digitais, mas eles ainda não estão saindo do “forno”. Este processo de qualificação acadêmica em sintonia com a dinâmica necessidade do mercado em trabalhar mídias de relacionamento, segmentação e de conteúdos de relevância, ainda está sendo processado.

Por isso a existência de uma grande carência de profissionais habilitados para trabalhar na área digital e aí surge a grande oportunidade para aqueles que já estão no mercado e que queiram agora se adequar à nova realidade. Os publicitários e profissionais de marketing que derem agora um start de aprendizado nas suas carreiras em conteúdos e ensinamentos relativos as webs mídias, redes sociais e métricas da WEB 2.0, estarão também abrindo uma infinidade de novas oportunidades profissionais.

Não espere a sua faculdade se atualizar, especialize-se você mesmo! Estude, participe de seminários e palestras sobre mídias digitais. Esteja presente e atuante em algumas redes sociais. Interaja, troque informações e conhecimentos. Invista nisso, pois o mercado está precisando muito de profissionais capacitados nessa área.

Angústia, ansiedade e incertezas quanto ao nosso futuro profissional se combate com muito estudo e a busca contínua da nossa melhor qualificação.


Por Renato Serra

Nenhum comentário: