quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os Segredos dos Vídeos no Marketing Viral

O marketing viral está na moda. Os videocasts e os podcasts tornaram-se ferramentas importantes e efetivas no mercado do marketing viral. Mas a pergunta que muita gente anda fazendo é “Por que alguns vídeos fazem sucesso e são propagados espontaneamente na internet?”
De acordo com a Wikipédia, um Video Viral é todo e qualquer video que atinja uma grande popularidade, baseada na propagação através de redes sociais, mensagens instantâneas, e-mails, etc. Os vídeos virais são vídeos que adquirem um alto poder de circulação na internet, alcançando grande popularidade. Portanto, criar um vídeo viral pode ser bem complexo. O video viral tem que captar a atenção total e apelar ao sentimento do usuário, incutindo nele a vontade de divulgar para outras pessoas.
Um case legal de marketing viral é o filme da SEARA criado pela agência Africa, estrelado por Robinho, Neymar e Ganso dançando a música ‘Single Ladies’ da Beyonce. Não tem nada a ver com presunto ou mortadela mas é perfeito: música e cantora de sucesso e jogadores futebol em destaque em pleno ano de copa do mundo. Resultado: quase 2 milhões de exibições em pouco mais de uma semana.
Dan Arckman, dono da agência The Comotion group, que usa e abusa do marketing viral nas campanhas que cria para seus grandes clientes, listou algumas dicas sobre o assunto:
- Vídeos virais não podem ter cara de vídeo viral, e muito menos de publicidade.
- Conteúdo não é o único responsável: ele brinca usando a expressão "content is NOT the king" em referência à máxima na internet que diz que tudo depende do conteúdo. Sim, alguma coisa depende, mas outras características também são importantes, como duração (nunca mais 30 segundos), capacidade de ser remixado, não ter a cara de publicidade etc.
- Consiga chegar na página dos vídeos mais vistos: segundo ele é o grande lance. E para isso contrata gente para postar em blogs e foruns, cria usuários fakes etc.
- Trabalhe bem os títulos: títulos como "por trás das cenas", "chocante" etc. captam a atenção dos usuários e geram mais cliques.
-Trabalhe os Thumbnails: ele coloca sempre um frame inusitado exatamente no meio da edição (valendo inclusive abusar dos talentos físicos de modelos mais desinibidas), aproveitando uma funcionalidade do Youtube de congelar o filme no meio e exibir no thumbnail como um still.
- Inicie conversações na caixa de comentários: aqui ele admite que usa e abusa de usuários fakes. Segundo Dan, a audiência se empolga ao ver brigas de trolls e usuários inflamados.
- Lance todo seu material simultaneamente: um cliente uma vez disse que ia lançar toda semana um vídeo diferente. O conselho aqui é lançar todo o material no ar de uma vez só, lembrando sempre que a caixa de vídeos relacionados está ali para isso: aumentar a exposição da marca.
- Tagueamento estratégico: outra grande dica. Invista em tags que ninguém mais usa e repita as mesmas tags em todos os vídeos da campanha, explorando assim, mais uma vez, a caixa de vídeos relacionados.
- Medição eficaz: ele termina com a indicação de duas ferramentas para medir a eficiênca das campanhas: o TubeMogul e o VidMetrix.

Por Carolina Alvares



Nenhum comentário: