segunda-feira, 8 de novembro de 2010

RockMelt, O Novo Navegador Se Aproxima das Redes Sociais

Com as redes sociais, surge uma outra forma de navegar na internet - uma tendência que pode dar mais fôlego à guerra dos browsers pelos usuários. Dezesseis anos depois de Marc Andreessen ter revolucionado a rede com a criação do seu Netscape, ele retorna com mais uma aposta: o navegador RockMelt - que estará disponível pela primeira vez nesta segunda-feira (08/11).
O navegador, construído sobre a premissa de que muitas atividades na internet irritam o usuário, tenta minimizar a necessidade de andar de um site para o outro correlacionando todas as informações vitais e novas janelas.
- Essa é nossa chance de construir um novo browser novamente - disse Andreessen, que desenvolveu o RockMelt de uma forma diferente do Netscape, que perdeu espaço para o Internet Explorer, navegador da Microsoft.
Com investimento de US$ 10 milhões, o RockMelt somente funcionará se o usuário tiver uma conta no Facebook - uma restrição que abre espaço para o navegador crescer: afinal, a rede social conta com 500 milhões de usuários.
O novo browser também garante maior interação com o Twitter. O RockMelt inclui uma ferramenta que mostra resultados de pesquisas do Google, além de ter um espaço reservado para a lista de sites favoritos, que traz notificações automáticas quando um deles é atualizado. As preferências do usuários podem ser usadas mesmo de um outro computador que tenha o navagador.
O RockMelt começa com uma meta que não é tímida: espera atrair um milhão de usuários, que podem solicitar o acesso pelo www.rockmelt.com .
- Não acredito em mercado maduro. Eu acredito que mercados estão apenas maduros quando faltam produtos inovadores - afirmou Andreessen.
Nenhum navegador chegou perto de ultrapassar o domínio do Internet Explorer - que possui 60% do mercado, segundo uma empresa de pesquisas, a Net Applications. O Mozilla detém 23%, numa distante segunda posição. Já o Chrome tem 9%.

Nenhum comentário: