segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Prostituição nas Mídias Sociais

 


Além disso vemos alguns tweets e propagandas milagrosas do tipo “ganhe 5000 seguidores”, “pode me seguir que te sigo de volta”, mas a pergunta é que tipo de audiência é essa que troca uma timeline, ou um mural com conteúdo realmente relevante para si, por receitas milagrosas de popularidade, que na realidade não existem. E o quão significante é para você ter seguidores que não possuem o menor interesse no seu conteúdo? Qual será o retorno obtido?
O que você faria por um “like” ou por um RT? Essa pergunta tem permeado boa parte das discussões sobre comportamento nas mídias sociais, pois vemos perfis fazendo grandes absurdos pelo status dentro da rede, mas esquecem que RT, Follow, Likes não significam engajamento. 

A pessoa que realmente está engajada em uma determinada campanha, ou marca, quando a promove sem ganhar nada com isso.

Além disso vemos alguns tweets e propagandas milagrosas do tipo “ganhe 5000 seguidores”, “pode me seguir que te sigo de volta”, mas a pergunta é que tipo de audiência é essa que troca uma timeline, ou um mural com conteúdo realmente relevante para si, por receitas milagrosas de popularidade, que na realidade não existem. E o quão significante é para você ter seguidores que não possuem o menor interesse no seu conteúdo? Qual será o retorno obtido?

Oferecer descontos, sorteios ou qualquer tipo de benefício em troca de promoção de uma campanha será que traz uma audiência de qualidade?

Quando o perfil é de uma empresa o assunto e mais sério ainda. As mídias sociais usadas como ferramenta de publicidade estão na verdade Quando o perfil é de uma empresa o assunto e mais sério ainda. As mídias sociais usadas como ferramenta de publicidade estão na verdade desvirtuadas do seu próprio sentido, é preciso mudar a linguagem, mudar a abordagem. Esse tipo de canal tem a temática de gerar relacionamento e não fazer propaganda, pois as pessoas querem empresas que se mostrem mais presentes através de canais de atendimento de mais fácil acesso e que possam acrescentar conteúdo a seu dia-a-dia, mais até do que isso, querem bons filtros de conteúdo que levem até ela o que ela quer.

Com isso, morre o conceito de propaganda enganosa, pois se o produto não for bom, ou o atendimento deixar alguma falha, pode ter absoluta certeza que o consumidor vai sacar o Twitter do bolso, um excelente exemplo que dispensa comentários é o que aconteceu com a Brastemp nas últimas semanas…

Além do mais, planejamento é a palavra de ordem. Saber como montar seu ecossistema social é muito importante. Saber onde está seu público, qual o canal mais adequado, qual a linguagem utilizada e saber se comportar e traçar estratégias e objetivos específicos para cada vetor, para casa segmento. Com isso saber qual o retorno que se deve esperar,  que pode ser financeiro ou não.

E você o que acha? Escreva comentando sua experiência, seu case quem sabe podemos abordá-lo mais a frente.

Pense nisso!


Um grande abraço e um dia repleto de sucessos!

Por Elizabeth Cunha, coordenadora de marketing da Conect
Via MarketingBlog  

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, pessoal!
Obrigada pela ajuda na divulgação!
Além da colaboração nos blogs Midia 8 e Ponto Marketing, inaugurei o Etc e Tal Digital. Dêem uma passadinha lá, conheçam, opinem e nos ajudem na divulgação!
www.etcetaldigital.com
Um grande abraço e um dia repleto de sucessos
Elizabeth Cunha

Unknown disse...

Olá, pessoal!
Obrigada pela ajuda na divulgação!
Além da colaboração nos blogs Midia 8 e Ponto Marketing, inaugurei o Etc e Tal Digital. Dêem uma passadinha lá, conheçam, opinem e nos ajudem na divulgação!
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Um grande abraço e um dia repleto de sucessos
Elizabeth Cunha