quarta-feira, 16 de março de 2011

Lojas Renner e a sua "Saia Justa" no Twitter


Um dia após a celebração do “Dia do Consumidor”, já marcado pela polêmica do caso Renault, eis que surge um novo embaraço com uma marca tradicional nas redes sociais. A bola da vez é a Lojas Renner.
Entendendo o caso: em 134 lojas da rede de moda foram disponibilizadas jaquetas (vide a foto abaixo) cujo peito ostenta o símbolo da ex-banda de rock Skewdriver. Trata-se de uma banda de skinheads, formada em 1977 na Inglaterra e que mantinha estreita relações com grupos de extrema direita. Suas músicas, de conteúdo fortemente nacionalista, eram muito conhecidas no meio neonazista. A banda se desfez em 1993, após a morte de seu líder, Ian Stuart, em um acidente automobilístico. 

Fato é que logo alguém identificou o símbolo em uma jaqueta e resolveu postar uma foto no Twitter com uma crítica a empresa e daí você pode imaginar como toda situação começou a repercutir na Internet de forma desfavorável a Lojas Renner.
Porém, de maneira ágil e correta a Lojas Renner emitiu um comunicado, via Twitter dizendo: “Comunicamos que neste momento, 14h10min a referida jaqueta já foi retirada de TODAS as 134 lojas do Brasil” e em seguida este outro: “A Renner novamente lamenta o ocorrido e conta com a compreensão de todos”.
Acredito que a área responsável pela confecção das jaquetas desconhecia o significado de tal símbolo ao estampá-lo. Uma grande furada, mas a empresa teve uma postura digna de rapidamente entender o ocorrido e tomar as devidas providências de forma transparente.
Moral da história: em tempos de redes sociais as relações de consumo e o próprio relacionamento das marcas com o seu público têm sempre uma tsumani à espreita e as marcas devem estar 100% atentas para não serem dragadas pelo caos.
Por Renato Serra






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