segunda-feira, 21 de março de 2011

Nosso Mundo e Tudo Mais. Que Mudança é Essa?


Enquanto o nosso planeta passa por um momento de grandes mudanças e que não são apenas climáticas, conseqüências do efeito estufa e também de outras desastrosas interferências humanas. Estamos vivendo uma grande mudança que envolve e transforma a maneira como as pessoas estão se relacionando entre si, o planeta e se comunicando.
O atual momento é especial e emblemático, pois podemos estar vivendo uma nova Tesarac. Para quem não está familiarizado pelo termo, cito uma definição de Shel Silverstein: “Tesarac é um período em que todos os paradigmas são questionados, modelos de negócio destruídos da noite para o dia e posteriormente os sobreviventes usufruem um mar de oportunidades”. Outros também definem a Tesarac um período em que as velhas regras, conceitos e idéias já não servem mais para a atualidade, mas as novas soluções ainda não estão em prática, pois ainda não foram elaboradas.
Fazendo um paralelo entre essas definições com o que estamos vivenciando no atual momento das mídias sociais, concluo que estamos sim vivenciando uma Tesarac, pois muitos os paradigmas estão sendo quebrados na forma das pessoas se comunicarem e também na maneira como as redes sociais estão contribuindo para o compartilhamento e a convergência de idéias em favor de causas sociais. Recentemente as redes sociais contribuíram de alguma maneira para a queda de regimes ditatoriais no norte da África e também no mundo árabe.
Não é que o mundo esteja mudando, mas sim o fato de que nós é que estamos mudando o mundo. As ligações, a maneira de nos relacionarmos com outras pessoas, próximas ou não de nós, bem como o gigantesco volume de informações que recebemos diariamente, estão contribuindo para abrir novos e vastos horizontes de vida para cada um de nós. A tendência, com o passar dos anos e o desenvolvimento continuo das tecnologias e das mídias sociais é que o ser humano seja cada vez mais um ser aberto, preocupado com as questões relativas ao planeta, a paz e a solidariedade entre os povos.
Não mais precisaremos ser especialistas em algum conhecimento mais específico. Todos nós, pelo grande aporte recebido de conhecimentos, desenvolveremos características “nexialistas”, ou seja, mais generalistas, pessoas que não dão as respostas, mas buscam encontrar o nexo nas informações. Seremos pessoas, em tese, muito bem informadas e antenadas que apresentam um pouco de ordem no caos, na confusão, no excesso de informação e de oportunidades.
Somos pessoas privilegiadas de podermos estar fazendo parte de um momento tão importante e crucial para o mundo. Somos testemunhas e também objetos de uma das mais revolucionárias mudanças de comportamento e de atitudes já vividas. Aonde tudo isso vai dar ainda não sabemos, pois estamos no “olho do furacão”, mas caminhamos hoje mais conscientes, criativos, colaboradores e inovadores, porém o desafio será transformarmos tudo isso em uma massa de conhecimento mais favorável á humanidade e ao planeta.
Atente-se bem ao que se passa ao seu redor, seja uma pessoa inquieta não se satisfazendo com uma ou com poucas informações sobre um determinado assunto. Consulte e busque informações por todos os lados. Venha também fazer parte deste momento único e some esforços para fazermos a diferença por um mundo realmente melhor. 
Por Renato Serra

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente artigo Renato!

Para nós que trabalhamos 24/7 com marketing digital sabemos que a luta para a quebra de paradigmas é diária!!!

Uma batalha que já surte resultado!

Abs

Gustavo Zobaran
@gustavozobaran