Ficou para trás o tempo em que as marcas, alavancadas por grandes receitas e investimentos em mídias de massa, dominavam a conversa com os seus consumidores. Hoje, com a grande adesão das pessoas às mídias sociais a conversa mudou. Os clientes são interativos e muito bem informados.
Além do mais, as pessoas estão cobrando das marcas uma postura que vai muito além da simples preocupação das empresas com suas vendas e lucros. O consumidor pondera, avalia, coloca os pesos na balança antes de efetivar uma compra. O valor de uma marca pode ser hoje medido pelo tamanho da sua transparência. Consumidores conscientes também cobram das empresas uma postura ética e uma contrapartida social que equilibre a relação lucratividade X sustentabilidade.
Um exemplo legal de ação de marketing que vincula uma marca a conceitos éticos e de transparência é a campanha da Coca-Cola intitulada “Existem razões para que continuemos a acreditar em um mundo melhor.” Veja o vídeo abaixo.
Hoje as estratégias de Marketing necessitam falar também sobre valores e as marcas devem tratar seus clientes com a mesma integridade que eles esperam ser tratados.
Neste sentido, não custa nada lembrarmos às marcas de algumas práticas que irão contribuir para uma maior satisfação dos clientes.
Neste sentido, não custa nada lembrarmos às marcas de algumas práticas que irão contribuir para uma maior satisfação dos clientes.
- Dica: Haja com inteligência. Você não vai chegar muito longe de subestimar seu cliente. Sim, você pode ser capaz de enganá-los uma ou duas vezes, mas tudo tem o seu “prazo de validade” e nos dias de hoje os consumidores lhe dão cada vez menos tempo para assumir uma postura ética e transparente;
- Aprenda: É tênue a linha entre a persuasão e a manipulação. Você pode ser persuasivo, mas não se esqueça de também ser sincero. Porque se a verdade não sai no seu material de marketing, ela sairá no Facebook, no Twitter, no Youtube... Sempre sob o comando dos seus consumidores;
- Conscientize-se: Você tem que se perguntar: “O que eu esperaria se eu estivesse do outro lado de anúncio de TV ou de um e-mail marketing?”. Colocar-se na pele de seus clientes é a melhor maneira de aproveitar as suas motivações e entender como criar e comercializar um produto ou serviço que possa atendê-los, bem como construir um relacionamentos críveis e sustentáveis;
- Seja relevante: "As pessoas não lêem publicidade. Elas lêem o que lhes interessa. Às vezes, é um anúncio. "- Howard Gossage. Não importa o grande tamanho do orçamento que a sua marca tem disponível para gastar com mídia. Se você não criar um conteúdo de marketing relevante, que ressoe nas pessoas, a probabilidade de você estar investindo mal o seu dinheiro é também proporcionalmente grande.
Por fim, entendendo a “moral da história” deste artigo, perceba que os clientes não esperam que as marcas sejam perfeitas, mas esperam que sejam sempre transparentes e se relacionem com eles.
Por Renato Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário