segunda-feira, 18 de abril de 2011

Marketing com Transparência. O Clientes Estão Atentos


Ficou para trás o tempo em que as marcas, alavancadas por grandes receitas e investimentos em mídias de massa, dominavam a conversa com os seus consumidores. Hoje, com a grande adesão das pessoas às mídias sociais a conversa mudou. Os clientes são interativos e muito bem informados. 

Além do mais, as pessoas estão cobrando das marcas uma postura que vai muito além da simples preocupação das empresas com suas vendas e lucros. O consumidor pondera, avalia, coloca os pesos na balança antes de efetivar uma compra. O valor de uma marca pode ser hoje medido pelo tamanho da sua transparência. Consumidores conscientes também cobram das empresas uma postura ética e uma contrapartida social que equilibre a relação lucratividade X sustentabilidade.

Um exemplo legal de ação de marketing que vincula uma marca a conceitos éticos e de transparência é a campanha da Coca-Cola intitulada “Existem razões para que continuemos a acreditar em um mundo melhor.” Veja o vídeo abaixo.


Hoje as estratégias de Marketing necessitam falar também sobre valores e as marcas devem tratar seus clientes com a mesma integridade que eles esperam ser tratados.  

Neste sentido, não custa nada lembrarmos às marcas de algumas práticas  que irão contribuir para uma maior satisfação dos clientes.

  • Dica: Haja com inteligência. Você não vai chegar muito longe de subestimar seu cliente. Sim, você pode ser capaz de enganá-los uma ou duas vezes, mas tudo tem o seu “prazo de validade” e nos dias de hoje os consumidores lhe dão cada vez menos tempo para assumir uma postura ética e transparente; 
  • Aprenda: É tênue a linha entre a persuasão e a manipulação. Você pode ser persuasivo, mas não se esqueça de também ser sincero. Porque se a verdade não sai no seu material de marketing, ela sairá no Facebook, no Twitter, no Youtube... Sempre sob o comando dos seus consumidores;
  • Conscientize-se: Você tem que se perguntar: “O que eu esperaria se eu estivesse do outro lado de anúncio de TV ou de um e-mail marketing?”. Colocar-se na pele de seus clientes é a melhor maneira de aproveitar as suas motivações e entender como criar e comercializar um produto ou serviço que possa atendê-los, bem como construir um relacionamentos críveis e sustentáveis;
  • Seja relevante: "As pessoas não lêem publicidade. Elas lêem o que lhes interessa. Às vezes, é um anúncio. "- Howard Gossage. Não importa o grande tamanho do orçamento que a sua marca tem disponível para gastar com mídia. Se você não criar um conteúdo de marketing relevante, que ressoe nas pessoas, a probabilidade de você estar investindo mal o seu dinheiro é também proporcionalmente grande.

Por fim, entendendo a “moral da história” deste artigo, perceba que os clientes não esperam que as marcas sejam perfeitas, mas esperam que sejam sempre transparentes e se relacionem com eles.

Por Renato Serra

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