segunda-feira, 11 de abril de 2011

Gerenciamento de Marcas - Brand Equity

Antigamente, a marca era apenas um nome, um logotipo, um símbolo. Depois, passou a ser também uma imagem que se constrói na mente das pessoas.

Hoje, marca é algo mais flexível e gerenciável: uma identidade que, na prática, manifesta-se como uma cultura de gestão, de comércio e de consumo. E para essa nova força que alavanca os negócios, deu-se o nome se Brand Equity. 


O termo nasceu no mercado de capitais a partir do momento em que a MARCA passou a representar o conjunto de aspectos tangíveis e intangíveis da empresa. Hoje é mensurável um valor comercial que deriva da percepção do consumidor da marca de um determinado produto ou serviço, e não do próprio produto ou serviço.

O grande aval do futuro de uma organização reside no seu valor percebido por todos os públicos com quem ela se relaciona e que a viabilizam: acionistas, gestores, fornecedores, distribuidores, colaboradores e, principalmente, consumidores.


Gerenciar essa dinâmica de relacionamento é o que potencializa o valor do patrimônio físico da empresa, pois é o nível de satisfação desses públicos que determina seu grau de lealdade, uma das garantias de perenidade das empresas, de sua rentabilidade e competitividade. 


2 comentários:

Martins disse...

Muito boa a postagem sobre marca. A publicidade está realmente carregada de mensagens e dicas de identidade, por vezes em campanhas, outras vezes de modo mais isolado em revistas, folders, filmes publicitários, jornais de ofertas, anúncios, entre outros meios. Tal equilíbro de branding, como descrito brand equity, faz com que a marca tenha uma boa aceitação.

Ótimo texto!

Martins, da Martins Publicidade
http://www.martinspublicidade.com.br

Martins disse...

Texto muito bom sobre gerenciamento de marcas, Renato. Exemplificando um pouco mais, a estratégia de marca na publicidade pode ser aplicada em campanhas inteiras ou através de ações direcionadas, no caso de catálogos, revistas, impressos, folders, filmes publicitários, jornais de ofertas, e outras mídias, tal equilíbrio que mencionou, brand equity, é um grande passo para estabelecer uma boa imagem na mente do consumidor.

Bela postagem!


Martins, da Martins Publicidade
http://www.martinspublicidade.com.br