quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Brasil: Um mercado de 190 milhões de pessoas.

Resultado do Censo 2010 mostra que o ritmo de crescimento diminui e a população ficou mais velha e mais distribuída no território. O ritmo de crescimento diminuiu em relação á última década, mas a população brasileira está mais adulta e melhor distribuída no território nacional. Segundo os resultados oficiais do Censo 2010, a grande pesquisa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística neste ano, a população brasileira total é de 190.732.694 de habitantes (um número 12,3% maior do que o registrado no Censo do ano 2000).

Os dados confirmam a prévia que havia sido antecipada pelo IBGE há algumas semanas e apontam um forte predomínio da população urbana (84,32%) e também um amplo crescimento do fluxo migratório para as regiões Norte e Centro-Oeste, por conta, sobretudo, da ampliação do setor do agronegócio.

Outra característica apontada pelo IBGE é a acentuação de um maior número de mulheres no território nacional. Atualmente, o Brasil possui 3,9 milhões de mulheres a mais do que homens (51,04% da população total são mulheres e os 48,96% restantes são homens). A média de moradores por cada domicilio é de 3,3 pessoas (ligeiramente inferior do que 3,75, registrado em 2000).

A população idosa também cresce no Brasil. De acordo com o IBGE, vivem no País atualmente 23.760 pessoas com mais de 100 anos. Em relação à concentração populacional, São Paulo continua sendo a capital brasileira com o maior número de habitantes (11.244 milhões) seguida do Rio de Janeiro, com 6,3 milhões; Salvador, com 2,7 milhões; Brasília, com 2,5 milhões e Fortaleza, com 2,4 milhões.

Mais Internautas

Acompanhando o amadurecimento da população brasileira, o total de usuários de internet no País também vem se difundindo entre um maior número de pessoas. De acordo com um estudo sobre o uso da internet no País, feito semestralmente pela agência F/Nazca, 81,3 milhões de pessoas utilizam a web com frequência em seu cotidiano.

De acordo com a pesquisa, além de utilizar mais a internet, os brasileiros também estão utilizando a telinha do computador para atividades que antes só eram feitas diante da TV ou de outras mídias, como assistir a filmes, a programas de TV e ouvir músicas. Entre o universo pesquisado, 60% afirmaram já ter trocado alguma mídia tradicional pela internet em seu dia a dia. Segundo a pesquisa, entre a população superior a 12 anos de idade, o maior local de acesso á web são as lan houses (31%), seguido da própria residência (27%) e das casas de parentes e amigos (25%). Os jovens, da faixa entre 12 e 24 anos são os que navegam na web por mais tempo: uma média de 3 horas por dia.

Apesar disso, em relação ao consumo de notícias, as mídias tradicionais ainda tem uma boa vantagem em comparação com a web. Entre os entrevistados, 59% ainda preferem se informar sobre os acontecimentos gerais pela TV, enquanto 22% apontam a internet como a principal fonte de informações.

A web ainda não conseguiu, entretanto, modificar de maneira impactante os hábitos de compra. Entre os pesquisados, 77% afirmaram que ainda têm receio em comprar pela internet por medo de não receber o produto. Entre os 23% que declaram efetuar compras pela web, a frequência de negociações online é uma média de 4,2 vezes por ano e os artigos mais comprados são os eletrônicos, seguidos de livros e eletrodomésticos.

Fonte: Meio & Mensagem

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