quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Na Onda do "Wave 5" - O Maior Estudo Sobre Cibernautas Mundiais Ligados a Marcas


Cerca de 47% de todos os cibernautas do mundo está ligada a comunidades online de marcas, revelou o estudo "Wave 5 - The Socialisation of Brands", desenvolvido pela UM.
Outras conclusões apontam que a adesão mundial às redes sociais aumentou 10%, com 1.5 mil milhões de visitas diárias registradas. Paralelamente, 30% do acesso global à Internet são realizados via móbile.
De acordo com a investigação, 54% dos cibernautas portugueses já aderiram a comunidades online de marcas, algo que acompanha a média global (47%). Daqueles, 64% passou a ter uma opinião mais favorável em relação à marca, 63% considera que é mais provável vir a adquirir produtos dessa marca, 59% está mais fidelizado e 70% recomendariam a marca.
Os dados mostram que a "socialização das marcas" é "a maior mudança na forma como as empresas estão a comunicar com consumidores". 42% dos utilizadores portugueses de social media já se juntaram ou tornaram-se fãs de uma marca através dos seus perfis.
O uso de social media é um hábito cada vez mais enraizado no quotidiano dos cibernautas. No contacto com amigos, ferramentas como o telefone, email ou contacto cara-a-cara estão a perder terreno para estas redes, sublinha a UM.
"A Socialização das Marcas resume muito bem o momento que vivemos. Na UM acreditamos que as marcas devem, antes de mais, compreender os motivos e as motivações que levam os indivíduos a aderir ao social media, explica Pedro Baptista, diretor geral da UM.
"Só depois, então, fará sentido compreender estas plataformas. Acima de tudo, consideramos que a grande aposta das marcas deverá passar por ouvir os consumidores, algo que podemos chamar de social listening", acrescenta.
Comparando ao "Wave 4", o país europeu que registra maior crescimento na utilização de social media é a Itália, que duplicou o número de utilizadores (66%) e é hoje também aquele com maior oferta de redes sociais de amizade. No sentido oposto, o estudo identifica uma Alemanha céptica, muitas vezes vista como resistente a estas plataformas, com 38% de cibernautas membros destes novos media.
Em Portugal, a troca de mensagens é, ainda, a principal atividade (71%), seguida da partilha de fotos (64%), vídeos (33%), jogos (45%) e ativação de contatos profissionais (34%).
Uma das mudanças mais significativas está relacionada com o acesso a estas redes: Cerca de 30% dos cibernautas globais liga-se via móbile, algo ainda mais representativo entre utilizadores de smartphones.
A idéia de que as redes sociais são um meio dominado apenas por utilizadores jovens foi contrariada com o perfil de utilizador de smartphone registrado: mais masculino, maduro e rico.
No entanto, o estudo demonstra que os jovens apresentam, por seu turno, um maior envolvimento na interação com os seus pares, através da troca de mensagens e na partilha de conteúdos de imagem e vídeo.
O estudo "Wave 5" contempla um total de 37.600 membros de redes sociais e foi realizado em Julho de 2010.

2 comentários:

Mateus disse...

Custa por o link pro estudo?

Renato Serra disse...

Ops! Falha nossa. Nesse link http://tuit.in/aqK você acessa o estudo.
Grato por ter interagido.