terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Relacionamento com Clientes - A Hora de Ser Relevante


Neste ultimo final de semana estive em Curitiba, participando do Fórum de Mídias Digitais e Sociais - FMDS e entre tantas apresentações e discussões ficou claro que as empresas, cedo ou tarde, terão que trabalhar o seu Marketing com o foco na relevância de conteúdos e, para ser relevante cada empresa/marca deverá conhecer de forma profunda os interesses e as necessidades de cada um dos seus clientes. Isso só é possível através de um trabalho planejado e profissional de relacionamento. CRM, Mídias Digitais, interatividade e monitoramento se confundem em um mosaico de atividades que visam não só prospectar novos clientes como também alcançar o maior número possível de novos "evangelizadores" da marca.
O fator humano é primordial nesse processo. De nada adianta ter as melhores ferramentas disponíveis no mercado para CRM e MKT de Relacionamento, se na retaguarda, principalmente na análise dos dados capturados e os comentários postados por consumidores nas redes sociais, Internet, fóruns online, blogs e outras portas de entrada, a empresa não possui profissionais de inteligência para bem analisar todos os conteúdos recebidos e a partir daí entender melhor o perfil de cada cliente, a concorrência e as tendências do mercado em que a empresa está inserida.
A dificuldade não é encontrar um profissional de SEO. Tem muita gente competente fazendo métricas por aí. O problema é encontrar profissionais de métricas e de inteligência de mercado ao mesmo tempo.
O tempo do "compre, compre, compre" ficou para trás. Vivemos um novo modelo em que as empresas são obrigadas a se relacionarem individualmente com cada consumidor para poderem satisfazê-los e a partir daí concretizarem suas vendas. O consumidor 2.0 é um ser inteligente e questionador e as empresas precisam de profissionais de inteligência para obterem sucesso  nas suas estratégias de atuação no mercado.
Por Renato Serra

Nenhum comentário: