sábado, 24 de abril de 2010

Eleições 2010 - Quem não se Relaciona se Trumbica!





Não que algum candidato será eleito por conta de estar conectado com os seus eleitores neste ano por meio de mídias digitais, redes sociais, móbile marketing ou alguma nova tecnologia que possa surgir daqui até o meio do ano, mas o fato é que será imprescindível aos candidatos estarem se relacionando com os seus eleitores através do mix de tecnologias disponíveis para celulares e smartphones/IPhones, bem como das ferramentas de relacionamento que a Web 2.0 nos proporciona.


Como desprezar números tão expressivos como estes:

·         Brasil = 65 milhões de internautas

·         73% dos internautas lêem blogs

·         A Internet já é o terceiro veículo de comunicação no Brasil

·         87% dos internautas utilizam a web para efetuarem pesquisas diversas

·         70% dos internautas confiam nas opiniões expressas online

·         80% dos internautas participam das redes sociais

·         9 milhões de pessoas possuem Twitter no Brasil

·         86% dos internautas brasileiros estão no Orkut

·         No Brasil existem 175 milhões de linhas celulares habilitas e estimados 125 milhões de usuários

·         Um celular é prioridade no dia-a-dia para 70% dos brasileiros

·         Os celulares possuem penetração em todas as classes sociais

·      Campanhas voltadas para celula res e smartphones também permitem segmentação, controle de resultados e interatividade como a Internet.


Na verdade temos muito mais números e referências, mas o que cito a cima já é suficiente para que qualquer candidato perceba o tão amplo universo que ele dispõe para ser bem, eu digo BEM, trabalhado nestas eleições 2010.

Reforço o que disse anteriormente: ninguém vai ganhar eleição por estar com presença na web, participando de redes sociais ou enviando SMS para pessoas, porém todo candidato que almeja a sua eleição tem que atuar com profissionalismo e criatividade nestas plataformas de apoio.

Através da participação em redes sociais, de postagens em seus blogs ou da criação de comunidades em seus próprios portais para interagir com as pessoas, o candidato poderá ter ao seu lado o apoio de pessoas que são formadoras de opinião. Mesmo que não se possa atingir todos os brasileiros pela Internet, o fato de poder manter relacionamento com pessoas que são formadoras de opiniões, irá gerar um efeito cascata de ressonância das informações de campanha, de posturas e iniciativas tomadas pelo candidato ou mesmo da propagação das informações que são interessantes ao candidato e cujos eleitores devem ter conhecimento.

Uma gestão profissional e qualificada sobre as informações que circulam na web e, principalmente, que gere relacionamentos com eleitores, bem como com aquelas pessoas que estão indecisas quanto aos seus votos, deverá ser o fiel da balança nas Eleições 2010.

Mas como atrair a atenção de eleitores pela web ou pelo Mobile Marketing e conseguir seus dados cadastrais para a manutenção de relacionamentos? A resposta é simples, pois vimos acima que existem muitas opções de “portas” abertas para acessos aos eleitores, porém, cada candidato, juntamente com a sua equipe de marketing digital deverá identificar o perfil de seus eleitores, suas características, necessidades, interesses, para que assim seja possível criar algumas estratégias de promoções, pela Internet ou no corpo-a-corpo, que motivem as pessoas a cederem suas informações para a criação e manutenção de um Database para envio de mensagens relevantes pela web ou por meio de celulares, tendo em vista que está proibido a compras de listas publicas de e-mais ou de números de celulares pelos candidatos.

Fato é que as ferramentas estão expostas sobre a “bancada” e disponíveis para quem tiver o interesse em bem utilizá-las a favor de sua campanha. Tal qual um Mestre de Obras, que tem prazos a serem cumpridos para que a obra seja entregue com qualidade e na data estabelecida, os candidatos devem correr contra o tempo para não ficarem de fora do universo de possibilidades que as novas tecnologias e a Internet lhes proporcionam neste momento.

O candidato que ainda não tem um portal na web, que “brinca” de postar no Twitter ou nem tem “paciência” para blogar suas idéias e compartilhá-las com as pessoas, está marcando passo nessas eleições e poderá sentir os efeitos dessa letargia quando as urnas forem fechadas após o término das eleições.

Senhor candidato, o mundo hoje se divide em dois, real e virtual, mas mesmo o virtual é formado por pessoas, pois então interaja!

A famosa frase do “Velho Guerreiro”, o Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica!” faz ainda mais sentido nos dias de hoje, mas eu trocaria a palavra “comunica” por “relaciona”.

*OBS.: Indico aos candidatos que por ventura lerem este post, que acessem o rank dos políticos do Twitter Rank http://www.twitterank.com.br/  para que possam verificar seus índices de popularidade e influência na plataforma de relacionamento.


Por Renato Serra


Fontes de consultas: IBOPE, AgênciaClick, e.life, Anatel

Nenhum comentário: