sábado, 24 de abril de 2010

Do You Really Want to Hurt Me? Um Alerta aos "Fakes" Eleitorais


Grande sucesso da banda Culture Clube na década de 80, o título da canção "Do You Really Want to Hurt Me? (Você realmente quer me machucar?) serve de reflexão para candidatos e assessores políticos nestas eleições. Explico porque abaixo.

A utilização da WEB 2.0 e de algumas grandes facilidades de comunicação e de informação que ela nos proporciona através das redes sociais e de outras Web mídias será, com certeza, um marco nessas eleições que se aproximam.

O Brasil tem hoje cerca de 70 milhões de internautas e 85% deles estão presentes nas redes sociais. Este número, sempre crescente, faz com que todo candidato que deseje realmente ter um papel marcante nas eleições seja quase que obrigado a ter uma presença online também marcante, relevante e abrangente.

Sem isso ele terá uma campanha "capenga", sem um relacionamento online com seus eleitores e com menos possibilidades de compartilhar suas idéias e projetos com formadores de opinião que trafegam nas redes sociais.

Este, a meu ver, é um dos aspectos positivos nesta possibilidade de relacionamento, porém, não podemos descartar as variáveis de má utilização das redes sociais nas eleições, exemplo: a criação de perfis falsos (fakes) em redes sociais para soltar informações dúbias e até mesmo acusações questionáveis ou falsas contra candidatos opositores. Isto já está acontecendo no Twitter e gera a necessidade que cada candidato mantenha algum profissional ou uma equipe de monitoração online do conteúdo circulante na internet de seus nomes. Prontos e alertas para detectarem qualquer informação maliciosa e assim evitarem o "ferimento" da imagem do candidato e facilitarem a administração de crises online.

Não tenho duvida que além de muito tráfego de informações e busca de relacionamentos e conquista de votos por meio da Internet, muita baixaria também irá acontecer nas redes sociais. Isto, além de ser uma prática lamentável, é perigoso, pois o público presente nas redes é mais qualificado e saberá reconhecer quais candidatos estão presentes de forma ética e que serão merecedores dos nossos votos, em detrimento daqueles que por falta de boas idéias e de bons projetos, se utilizarão de praticas escusas e ultrapassadas de se fazer política.

Candidato que investir em tentativas de "machucar" seus opositores através do uso de perfis falsos em redes sociais corre um sério risco de dar um "tiro no pé".

Os usuários das redes sociais estão atentos e, parodiando o nome de outra banda de sucesso, Fakes No More!

Por Renato Serra


Nenhum comentário: