sábado, 24 de abril de 2010



Sou fã convicto do Twitter. Passo boas horas do dia ligado nesta rede social. Até tenho perfil no Orkut e no Facebook, mas gosto e acredito mesmo é no Twitter. Uma ferramenta online de integração de pessoas, idéias, empresas, organizações e quem mais vier para a “festa”.
Logo quando conheci o Twitter percebi a sua capacidade e potencial de ser utilizado por instituições filantrópicas e ONGs em favor de suas causas. Seguir pessoas e empresas, divulgar informações da sua instituição e acabar sendo seguido por tantos outros abrem diversas possibilidades de relacionamentos e de possíveis novas adesões á causa da instituição.
Por enquanto não vou falar de Captação de Recursos, até porque o Twitter é mais abrangente e acho que o melhor que podemos tirar dele é o relacionamento com pessoas/empresas que se identifiquem com a causa.
Já citei em artigos anteriores a grande dificuldade que os dirigentes têm de investir na comunicação e no marketing de suas de instituições. Por alegação (sempre) de não ter dinheiro ou por desconhecimento da importância da comunicação e do fomento de relacionamentos com o seu publico, o fato é que para a utilização do Twitter não pode haver desculpas, pois é uma ferramenta gratuita. Então, mãos a obra!
Claro que se deve tomar cuidado com alguns pontos importantes para tornar a sua comunicação pelo Twitter mais proveitosa e não incorrer em erros. Vou tentar melhor explicar abaixo.
Em primeiro lugar estamos falando de uma rede social então as suas primeiras “twittadas” deverão oferecer um conteúdo de apresentação. Escreva e disponibilize conteúdos sobre a instituição e sua história. O trabalho social realizado. Quem e quantos se beneficiam deste projeto social. Ofereça a todos um quadro informativo e relevante. Este é o primeiro passo para que a sua instituição possa começar a pensar em obter uma legião de seguidores.
Depois de postadas as primeiras informações é hora de escolher a quem SEGUIR. Não saia “disparando” escolhas de forma aleatória ou baseado nas suas preferências pessoais. Tem que ter critério. Primeiramente procure pessoas que sejam, na sua cidade, formadoras de opinião como jornalistas, políticos, empresários, publicitários e comunicadores de forma geral. Também não deixe de seguir empresas da sua região e outras instituições filantrópicas e ONGs que já estejam no Twitter. Elas podem servir de referência.
Agora, não basta apenas seguir. Sua instituição precisa também obter SEGUIDORES e para isso o trabalho é de “formiguinha”. Utilize o Twitter como um convite, assim: Envie mensagens individuais para todos que a sua instituição já segue e nelas forneça informações, disponibilize link para o seu site e material informativo e no final peça que ele divulgue o trabalho da sua instituição para os seus seguidores (dele!).
Pronto! Em breve a sua instituição obterá os seus primeiros seguidores e a partir daí não deixe de repetir todo o processo já citado, além de criar e enviar para cada novo seguidor seu uma Mensagem Direta de agradecimento e pedido de apoio, é claro!
Seja ágil, ético, transparente! Responda ás perguntas que forem encaminhadas a sua instituição. Interaja! Siga para ser seguido e verá, em pouco tempo, que a sua instituição está atraindo a atenção de pessoas e empresas que se interessaram pelo trabalho social realizado.
Quanto a Captação de Recursos por meio do Twitter eu ainda o fiz. Tenho utilizado a ferramenta para agradecer e valorizar ações e parcerias de pessoas e empresas que têm auxiliado as instituições nas quais presto consultoria. Prometo que quando fizer uma primeira investida de captação pelo Twitter colocarei aqui o histórico da sua realização e os resultados obtidos.
Por enquanto o que vale é a sua disposição de mudar o jogo. Sair do marasmo e começar a divulgar a sua instituição/ONG para o mundo através do Twitter.
Se você ainda não “twittou” por uma causa social, você não sabe o que a instituição está perdendo. Crie um movimento contínuo, que junte seguidores em favor da sua instituição e tenha uma base forte amigos com quem poderá sempre contar.
Este é um assunto que não se esgota. Falaremos mais a respeito.
Ah! Estamos falando de interação, pois então envie comentários e perguntas. Vamos interagir pelo Blog também.
Por Renato Serra

Nenhum comentário: